segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Algoritmo PID: Básico

A pedido de muitos (por MSN, Facebook, amigos...), publico o vídeo explicativo de "PID".

O vídeo mostra o básico da capacidade do algoritmo, e um modo de implementar no próprio NXT, um algoritmo "P" simples.


Se tiverem qualquer dúvida, podem mandar via E-mail, comentário neste post, Telefone, Fax, telegrama... que eu respondo!

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Ah, os LED's...

Certamente você já teve algum contato com LED's, seja no painel de um televisor ou em telões e outras aplicações.

Uma das aplicações interessantes desenvolvidas com os LED's são os cubos, que permitem efeitos tridimensionais utilizando esses equipamentos eletrônicos.

Entretanto, os cubos apresentam mais possibilidades, que vêm surpreendendo cada vez mais: que tal uma dança em que os dançarinos são imagens formadas por... LED's?

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Compartilhando: apostila do curso de introdução ao Arduino

Dentro do espírito que engloba a plataforma Arduino, estou compartilhando a apostila utilizada durante o curso, baseada em diversos projetos disponíveis na internet.

Espero que seja útil a usuários iniciantes e a todos e todas que têm curiosidade em conhecer a plataforma.

Apostila Arduino

Arduino e Android, mais do que uma simples parceria

A parceria entre as plataformas Arduino e Android é relativamente recente, mas já avançou bastante e certamente avançará ainda mais nos anos vindouros.

De início, temos a confecção da placa Arduino Mega ADK, que contém uma porta USB para interação com celulares Android.



E, ao mesmo tempo, programas para Android vêm sendo desenvolvidos para trabalhar com o Arduino, envolvendo desde o controle de saídas até comunicação via Bluetooth ou Wifi.

Um programa que facilita a vida de quem quer acessar rapidamente as referências à programação para o Arduino é o Arduino Quick Ref Lite, que pode ser baixado no Android Market gratuitamente. Ele contém toda a referência à programação, copiada diretamente do site do Arduino.




Controlando um cubo de LED's por Arduino

O vídeo abaixo mostra um Arduino controlando um cubo constituído por 8 LED's em cada aresta:

Programando o Arduino por... ícones!

Essa é a proposta da equipe que desenvolveu o Minibloq, um ambiente iconizado de programação para o Arduino.



O programa pode ser baixado na versão 0.8 Beta, disponível para Windows, Linux e Mac. Ainda há a possibilidade de escolher entre os idiomas inlgês e espanhol.

O download pode ser realizado gratuitamente no enedereço: http://blog.minibloq.org/

Abaixo, um pequeno tutorial (em espanhol), mostrando a instalação e uso do Minibloq:



E não há tempo a perder: a equipe que criou o Minibloq já trabalha em sua versão 0.81.

Etapa regional da FLL em Pernambuco será em dezembro

Nos dias 10 e 11 de dezembro de 2011, Recife realizará a etapa regional da FLL (First Lego League).

Em 2010, não houve realização de regionais FLL nos estados do Nordeste.

O torneio ocorrerá no Ginásio Poliesportivo da Secretaria de Educação de Pernambuco e para concorrer, a equipe deve ser formada por estudantes de até 15 anos de idade, que deverão construir robôs (utilizando exclusivamente peças Lego) e apresentar uma pesquisa sobre o tema da competição, ligado à biomedicina.

As inscrições podem ser realizadas em www.legozoom.com

domingo, 6 de novembro de 2011

Curso de Introdução ao Arduino - Fotos

Durante os dias 04 e 05 de novembro de 2011, o Colégio Santa Emília, de Olinda, abriu as portas para receber os participantes do I Curso de Introdução à Robótica com o Arduino.

O curso foi ministrado a 28 participantes, que dedicaram-se durante 12 horas ao estudo da plataforma que é um dos ícones do open-souce.

Ao todo, os participantes trabalharam em dez projetos distintos, envolvendo a construção dos circuitos, sua programação e aprimoramento.

O curso ainda teve link de transmissão ao vivo, durante a manhã e tarde do sábado.

Imagens do evento:

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Do Zariguim ao NAO

No Brasil, a maior parte das pessoas pensou ser mais um efeito especial produzido pela rede Globo: um robô-ator participando da novela das 19 h, denominada "Morde e assopra". Com o nome de Zariguim, o robô chamou a atenção dos telespectadores (até hoje encontro pessoas perguntando se realmente o robô fazia o que representava na novela).

Na realidade, o robô utilizado pela empresa televisiva é um robô comercial produzido em série pela Aldebaran. Chama-se NAO e tem se inserido cada vez mais nos eventos de robótica, chegando a existir uma categoria de futebol de robôs exclusiva para NAO's, na Robocup internacional.

Abaixo, a apresentação oficial do NAO, produzida pela Aldebaran:


Possuir um NAO não custa pouco: cada robô é vendido na internet por cerca de U$ 15.0000,00 (quinze mil dólares). Ou seja, o NAO está distante (esperemos que por pouco tempo) da maioria das escolas brasileiras.

Enquanto não dá para comprar o NAO, fica o registro fotográfico (se você também tiver uma foto com o NAO, envie-a para que seja publicada).

Paulo Marcelo com o NAO, em Istambul


 Felipe Nascimento com o NAO, em Istambul

Ana Paula com o NAO, em Istambul

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Joga na parede e chama de lagartixa!

Pesquisadores desenvolveram um robô no estilo tanque que apresenta uma característica improvável: é capaz de escalar e descer paredes, como uma... lagartixa!


Você pode conferir o vídeo do robô em funcionamento abaixo:


O download do trabalho realizado pelos cientistas pode ser feito no seguinte link, gratuitamente: http://iopscience.iop.org/0964-1726/20/11/115021


O blog de Tecnologia do portal NE10 traz artigo com detalhes sobre o projeto:
http://ne10.uol.com.br/canal/cotidiano/ciencia-e-vida/noticia/2011/10/31/cientistas-se-inspiram-na-lagartixa-para-criar-robo-que-escala-paredes-307107.php