Neste Sabado (dia 29/08) irá acontecer a regional da OBR em Pernambuco, o evento deve começar por volta das 9 horas da manhã no Colégio Fazer Crescer(CFC). E que este ano terá uma OBR muito mais emocionante e com mais conhecimentos. Esperamos a torcida de todos.
Para Auxiliar a ida até o CFC colocarei um map do google indicando exatamente o local do colégio.
Link para map Google (ampliado): http://img31.imageshack.us/img31/9185/imagemylc.png
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
BRFirst cria enquete para decisão da data do Brasileiro 2009
O site BRFirst, criou recentemente uma enquete, para decidir a data do Nacional Brasileiro 2009. Todas as datas são fins-semana, são elas:
6, 7 e 8 de Novembro
13, 14 e 15 de Novembro
20, 21 e 22 de Novembro
27, 28 e 29 de Novembro
A equipe do Robolubi, sugere que votem nos dias 27, 28 e 29 de Novembro, dando assim, maior tempo de preparação para todas as equipes e possibilitar a participação em outros campeonatos.
Para votar acesse:
http://www.brfirst.org/hotsite/pt/fll
a enquete se localiza no lado direito da página.
6, 7 e 8 de Novembro
13, 14 e 15 de Novembro
20, 21 e 22 de Novembro
27, 28 e 29 de Novembro
A equipe do Robolubi, sugere que votem nos dias 27, 28 e 29 de Novembro, dando assim, maior tempo de preparação para todas as equipes e possibilitar a participação em outros campeonatos.
Para votar acesse:
http://www.brfirst.org/hotsite/pt/fll
a enquete se localiza no lado direito da página.
quinta-feira, 13 de agosto de 2009
Sede estadual da modalidade prática da OBR 2009
Para maior difusão da robótica em Pernambuco, definiu-se que, a cada ano, uma nova escola sediará a modalidade prática da Olimpíada Brasileira de Robótica no estado.
Dessa forma, mais pessoas poderão conhecer o tema e se interessar pelo mesmo.
Em 2009, a escola sede será o Colégio Fazer Crescer (CFC), localizado no bairro do Rosarinho, na cidade de Recife. O CFC se prepara para receber os competidores no próximo dia 29 de agosto, quando se realizará a competição de sumô de robôs, a nível estadual.
Lembre-se: o evento é aberto ao público. Esperamos sua torcida lá!
quinta-feira, 6 de agosto de 2009
OBR Estadual de Pernambuco adiada
A 1ª fase (Estadual) da OBR (Pernambuco) foi adiada.
A Data antes dita era: 22/08/2009
A Nova data é: 29/08/2009
Quer mandar um video seu relacionado à robotica? Sugestão de postagem? Mande um e-mail para robolubi@gmail.com
A Data antes dita era: 22/08/2009
A Nova data é: 29/08/2009
Quer mandar um video seu relacionado à robotica? Sugestão de postagem? Mande um e-mail para robolubi@gmail.com
Matriz de Referência da OBR 2009
I. Dominar linguagens (DL): As diferentes linguagens serão abordadas em questões unificadas, utilizando a característica integradora inata da robótica para que se possa analisar o dominio de linguagens como: dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens: matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa de modo compatível com o desenvolvimento sócio-cognitivo do público participante.
II. Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas utilizando a robótica como instrumento. Nesse âmbito, a robótica será apresenta como ferramenta estimuladora de novos mecanismos de aprendizagem e raciocínio sobre esses fenômenos.
III. Enfrentar situações-problema (SP): os estudantes serão convidados a apresentar suas estratégias de organização para enfrentar as situações-problema do âmbito da robótica apresentadas pelo comitê da OBR, de modo compatível com seu desenvolvimento sócio-cognitivo. O objetivo É que possam ser avaliadas condutas de enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões elaboradas no contexto da robótica.
IV. Construir argumentação (CA): Os estudantes serão convidados a apresentar suas argumentações para justificar/defender as estratégias de ação escolhidas para o enfrentamento das situações- problema apresentadas pelo comitê da OBR, de modo compatível com seu desenvolvimento sócio-cognitivo. Os estudantes apresentarão suas argumentações para justificar/defender as estratégias de ação escolhidas para o enfrentamento das situações-problema apresentadas pelo comitê da OBR.
V. Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. Os estudantes explicitarão um planejamento para resolver as situações-problema apresentadas pelo comitê da OBR, de modo compatível com o desenvolvimento sócio-cognitivo do público.
Partindo destes eixos cognitivos, as provas serão organizadas de acordo com os seguintes documentos:
Matriz de referência para o ENEM - Ensino Médio e Técnico (categoria Duathlon)
Matriz de referência para o SAEB - Ensino Fundamental (categoria Teórica)
II. Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas utilizando a robótica como instrumento. Nesse âmbito, a robótica será apresenta como ferramenta estimuladora de novos mecanismos de aprendizagem e raciocínio sobre esses fenômenos.
III. Enfrentar situações-problema (SP): os estudantes serão convidados a apresentar suas estratégias de organização para enfrentar as situações-problema do âmbito da robótica apresentadas pelo comitê da OBR, de modo compatível com seu desenvolvimento sócio-cognitivo. O objetivo É que possam ser avaliadas condutas de enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões elaboradas no contexto da robótica.
IV. Construir argumentação (CA): Os estudantes serão convidados a apresentar suas argumentações para justificar/defender as estratégias de ação escolhidas para o enfrentamento das situações- problema apresentadas pelo comitê da OBR, de modo compatível com seu desenvolvimento sócio-cognitivo. Os estudantes apresentarão suas argumentações para justificar/defender as estratégias de ação escolhidas para o enfrentamento das situações-problema apresentadas pelo comitê da OBR.
V. Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. Os estudantes explicitarão um planejamento para resolver as situações-problema apresentadas pelo comitê da OBR, de modo compatível com o desenvolvimento sócio-cognitivo do público.
Partindo destes eixos cognitivos, as provas serão organizadas de acordo com os seguintes documentos:
Matriz de referência para o ENEM - Ensino Médio e Técnico (categoria Duathlon)
Matriz de referência para o SAEB - Ensino Fundamental (categoria Teórica)
Assinar:
Postagens (Atom)