terça-feira, 30 de setembro de 2008

Anime sobre FLL

Um interessante anime japonês sobre a First Lego League. Apresenta os processos básicos da formação de uma equipe que pretende disputar a FLL. Áudio em japonês com legendas em inglês.


Visitantes d'além mar

Nesse mês de setembro, por problemas de conexão (que já estão resolvidos, finalmente), existiram poucas postagens. Mas gostaria de fechar o mês deixando registrado que recebemos as primeiras visitas do continente africano, dos países Angola e Moçambique. Agora, o Robolubi já recebeu visita de todos os continentes, indo além das fronteiras.

Desejamos boas vindas a todos os visitantes e esperamos contribuir para o aprimoramento de todos.

E você, visitante, de onde é? Poste nos comentários!

Máquinas Simples 3 - Plano Inclinado

Além das alavancas e roldanas, temos também o plano inclinado sendo uma das seis Máquinas simples. O plano inclinado nada mais é que uma superfície plana, oblíqua (menor que 90 graus) em relação à horizontal. Por meio de planos inclinados, podemos levantar qualquer corpo usando força menor que o peso desse corpo, porém, o trabalho realizado não se altera. O trabalho é o mesmo se elevarmos o corpo verticalmente ou através do plano inclinado.









São exemplos de plano inclinado: o parafuso, a cunha e a rampa.

Rampa - É o exemplo clássico do plano inclinado;
Cunha - A cunha é um objeto que possui dois planos postos em um ângulo agudo, e serve para cortar vários materiais, entre eles a madeira. O machado é um tipo de cunha;
Parafuso - Se observarmos um parafuso, perceberemos que ele possui um plano inclinado, que é a rosca. Ela ajuda a encaixar o parafuso em algo sem se usar muita força.

A vantagem mecânica do plano inclinado depende da relação entre o comprimento do plano e a sua altura.
1) Quanto menor o ângulo de inclinação, maior a distância a percorrer e menor o esforço a ser empregado.
2) Quanto maior o ângulo, menor a distância, sendo o esforço maior.
Sendo assim, quem sobe uma ladeira menos inclinada usa menos força, mas percorre uma distância maior.

Você conhece outros exemplos de plano inclinado?

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Fórum zerado para a nova temporada!

O BRFist começou, nas últimas 24 horas, a se preparar de maneira decisiva para o início das inscrições do desafio 2008/09 "Conexões climáticas".

Todas as postagens do fórum foram deletadas, para deixá-lo no ponto para a nova temporada.

O usuário Rack 'n' Roll, um dos administradores do fórum, já postou as boas-vindas:

"Bem vindos ao fórum da FLL temporada 2008/9!
Este fórum foi criado para auxiliar a todos nesta nova jornada que a FLL nos propicia. Sintam-se à vontade para utilizar todas as áreas do fórum para esclarecer dúvidas, postar suas opiniões e descobertas.
Todas as perguntas serão respondidas o mais rápido possível pela equipe de suporte. Vale a pena lembrar que nossas respostas não são soberanas às regras do manual, e os updates serão postados no site da brfirst.
Boa Sorte, e nos vemos nas competições!"

Para acessar o fórum: http://www.brfirst.org/fll/forum/index.php

Lançada seção de Perguntas e Respostas no BRFirst

O BRFirst, site oficial da FLL no Brasil, lançou hoje a seção de Perguntas e Respostas sobre o desafio "Conexões climáticas".

Até agora, a seção consiste numa tradução do que já foi publicado no blog estadunidense e NÃO foram abertas ainda as inscrições para as equipes brasileiras.


Abaixo, transcrição das perguntas e respostas publicadas até o momento:
Pergunta (já havia sido publicada aqui, no blog): Algumas vezes nossos modelos de missão quebram. Eles serão colados nos torneios? Se um modelo quebra, como o juiz determinará de quem é a culpa?

Resposta: Os torneios tem a opção de colar seus modelos baseado na necessidade. Mas deixando isto de lado, o juiz lhe dará o benefício da dúvida a menos que fique óbvio que seu robô ficou louco.


SOBRE AS REGRAS, EM GERAL:

1 – Icebergs

Três peças de LEGO 1x4 brancas devem iniciar a partida em seus contornos, próximo à geleira. Esquecemos de mencioná-las na organização do campo, mas elas são obstáculos associados à área de pesquisa, e elas NÃO podem ser consideradas “objetos perdidos” (ver regra sobre objetos perdidos).

2 – Diques pré-colocados

Os diques que já estão em sua posição no começo da partida são considerados na vertical, tocando a praia vermelha, e, portanto pontuam como tal. Se eles são movidos durante a partida, mesmo que para fora da posição de pontuação, mas retornados à posição de pontuação ao fim da partida, eles pontuarão. O aviso para não “danifica-los” só se aplica ao final da partida. A regra “Métodos Requeridos” não se aplica.

3 – Furadeira na vertical

Deixar a furadeira na vertical vale pontos como uma missão individual, mesmo que o equipamento não tenha sido entregue no local especificado.

4 – Errata do vídeo sobre a missão de isolar a casa

Ambos os blocos devem estar tocando o tapete na área verde quadriculada para pontuar. A ação mostrada no vídeo NÃO pontuaria nunca (lamentamos pela confusão).

5 – Cidadãos de cor vermelha/branca
Os cidadãos de cor vermelha/branca que já iniciam a partida no reservatório subterrâneo ESTÃO tocando a área rosa quadriculada, e pontuam ao final da partida, já que a área onde eles estão presos é mostrada no diagrama como área rosa quadriculada. Eles não precisam tocar o tapete para pontuar.

6 – Janela aberta

A janela mantida aberta por sua alavanca branca é considerada “totalmente” aberta, mesmo que não esteja aberta em seu extremo.

7 – Marcas de localização no tapete
Se você está tendo problemas com um modelo que não combina com sua localização no tapete, provavelmente você não leu a página de configuração da arena, onde tais assuntos são abordados.

8 – Área amarela quadriculada

Para a missão “vença o relógio”, é permitido que o robô toque objetos, mas não pontuará se ele estiver fazendo contato direto com o tapete fora da área amarela.

9 – Preso/anexado-1
A restrição contra prender/anexar objetos está na regra da “preparação pré-partida”, então a restrição e a regra abaixo dela não se aplica a robôs ativos. Uma vez ativo, o robô pode empurrar objetos e/ou pegá-los. LEMBRETE: algumas pessoas estão se esquecendo do “OU” no teste de “preso ou anexado”... considerando dois objetos, apenas um deles precisa passar no teste de pegar o objeto sem interferências. Exemplo: você pode mover sua mesa sem mover o seu teclado, mas isso não significa que eles estejam anexados, pois você pode levantar o teclado da mesa facilmente.

10 – Posição das setas

Se você está tentando acertar o local exato das setas olhando fotografias, provavelmente você não leu a página de configuração da arena, onde as medidas são fornecidas.

11 – Anéis são objetos perdidos

Qualquer anel preto (aqueles que mantêm as bolas no lugar) deve ser removido por você* ou pelo juiz assim que for exposto. Isto é importante na área da tempestade e diques. Se um anel bloquear a tempestade (roda), você perderá a missão. *isto é uma exceção à regra (normalmente você não pode mover objetos perdidos da mesa, apenas o juiz).

12 – Motores de fricção ou de corda

Você pode construir motores a fricção ou de corda, como aqueles que armazenam energia. A restrição na regra de materiais se aplica para elementos LEGO individuais que funcionam como motores de fricção ou corda.

13 – Preso/anexado-2

As restrições ao prender/anexar objetos aos modelos de missão se aplicam para todos os momentos de manuseio e preparação antes e DURANTE cada partida. Lembre-se que estas restrições no que VOCÊ pode fazer com a mão não se aplicam ao ROBÔ, uma vez que ele esteja ativo. Exemplo: Enquanto você estiver preparando o robô para ligar, você não pode prender um modelo de missão ao robô, mas uma vez que ele esteja ligado, o ROBÔ pode pegar um modelo de missão (autonomamente).


Para quem quiser conferir no BRFirst:

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Exercícios de lógica de programação

Os seguintes exercícios podem ser resolvidos em forma de algoritmos, diagramas de bloco ou programações baseadas no Robolab ou FunSoftware.


01. Escrever um programa em que o robô ande para frente até encontrar uma linha preta (luz <= 38), parando em seguida.

02. Escrever um programa em que o robô ande para frente até encontrar a segunda linha preta e pare.

03. Escrever um programa em que o robô ande para frente até que o sensor de toque seja pressionado uma vez.

04. Escrever um programa em que o robô ande para frente até que o sensor de toque seja pressionado duas vezes.

05. Escrever um programa em que o robô ande para frente enquanto o sensor de toque não estiver pressionado. Quando o sensor de toque for pressionado, o robô deve parar e acender uma luz.

06. Escrever um programa em que o robô ande para frente até encontrar uma linha. Se a linha for azul, o robô deve girar à esquerda por 0,5 segundo e andar para frente por mais 10 segundos e parar. Se a linha for amarela, o robô deve girar para a direita por 0,5 segundo e andar para frente por mais 5 segundos e parar.

07. Escrever um programa que conte quantas vezes o sensor de toque foi pressionado em um intervalo de 10 segundos. No final do tempo, o robô deve emitir uma quantidade de sons igual ao número de vezes que o sensor de toque foi pressionado.

Download de resoluções possíveis no Robolab:

http://rapidshare.com/files/148265496/Solu__es_poss_veis_para_os_exerc_cios_propostos.doc.html

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Enxames de robôs têm avanço com tecnologia de telefone celular

Minúsculos robôs, capazes de operar de forma coordenada, são vistos como a melhor solução para um grande número de atividades, que vão do monitoramento do meio ambiente e a execução de tarefas muito complexas para um robô único, até o resgate de vítimas de desastres naturais.

O desenvolvimento desses enxames de microrrobôs, contudo, vinha esbarrando em um problema sério: a fabricação dos protótipos para testes e desenvolvimento era cara e demorada demais, devendo ser feita de forma praticamente artesanal, devido à falta de uma plataforma que pudesse ser produzida em escala industrial.


Motores de telefones celulares

Agora, um grupo de estudantes da Universidade de Southampton, na Inglaterra, criou uma plataforma para microrrobôs com base nos motores utilizados nos telefones celulares. Nesses aparelhos, minúsculos motores giram um excêntrico para promover uma vibração e chamar a atenção do usuário para uma chamada.

Para testar a nova plataforma, os estudantes construíram um enxame de 25 robôs, cada um com autonomia de mais de duas horas, e com capacidade de processamento suficiente para rodar programas complexos de interação. Cada robô custou cerca de US$40,00.

A equipe de estudantes é formada por Alexis Johnson, Stephen English, Jeffrey Gough, Robert Spanton e Joanna Sun.


Fabricação em escala industrial

A grande vantagem da utilização dos motores usados nos telefones celulares é que eles foram projetados para serem fixados nas placas de circuitos impressos por meio de processos produtivos automatizados, o elimina a necessidade da montagem manual dos robôs e reduz o seu custo.

Uma vez feito o projeto do hardware do robô, esse hardware pode ser encomendado às empresas que constroem circuitos eletrônicos tradicionais.


Comportamento emergente

Os enxames de robôs também são utilizados nas pesquisas de redes neurais e de inteligência artificial, sobretudo do chamado comportamento emergente. Eles permitem o estudo do comportamento em equipe por meio da simulação física, o que inclui fatores reais difíceis de serem programados nos simuladores.

No futuro, os pesquisadores esperam poder utilizar microrrobôs atuando cooperativamente em tarefas como resgate de vítimas de terremotos e outros desastres naturais, monitoramento do meio ambiente, em telescópios espaciais e na exploração de outros planetas.

Vídeo oficial das missões (em inglês)

Mal o site estadunidense divulgou o vídeo contendo as missões do desafio 2008 da FLL, Conexões Climáticas, internautas já o disponibilizaram no You Tube.

Abaixo, o vídeo oficial apresentando as missões, em inglês:


sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Lego WeDo: o novo ambiente de programação da Lego


Em janeiro de 2009, será lançado o novo ambiente de programação da Lego, construído em parceria com a National Instruments e baseada no princípio de clicar e arrastar utilizado pelo LabView.


A idéia da Lego é possibilitar o ingresso nas lingugens de programação para ciranças a partir dos sete anos, através de um ambiente de entendimento intuitivo e fácil manipulação.


Para acompanhar a evolução do Lego WeDo:


Desafio: quais os outros ambientes de programação da Lego que utilizam o mesmo conceito de clicar e arrastar?

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

As regiões do tapete

As regiões do tapete e suas respectivas denominações.







Sobre as barreiras

Antes da partida, três barreiras são dispostas na região da barragem. Essas barreiras não podem estar deitadas ao final do rounda, para contarem pontos. Acontece que a roda liberada pela tempestade gira em direção às barreiras, o que pode acarretar em queda das mesmas.

O blog estadunidense de perguntas e respostas da FLL já especificou que é permitido retirar as barreiras do local com o robô, mas estas devem estar dispostas da maneira correta na barragem, no final do round.

Cada equipe deverá, então, decidir o que é mais viável: movimentar as barreiras para evitar sua queda e, talvez, perder um pouco do tempo, ou deixá-las no mesmo local e arriscar a colisão com a roda (a propósito, a roda não pode ser impedida por objetos fora da área da barragem para impedir a colisão).

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Os (esquecidos) icebergs

A seção de perguntas e respotas do site estadunidense da FLL publicou que, durante a publicação da montagem dos elementos do campo, foram esquecidos três blocos brancos 1 x 4, que serão dispostos como obstáculos próximo ao gelo da área de pesquisa. Ou seja, constituirão mais um desafio a ser vencido pelas equipes em busca dos 400 pontos.

(clique na imagem para ampliar)

De olho no BRFirst


Nesta semana, foi atualizado o site do BRFirst, que é a página oficial da FLL no Brasil.

Foram postadas informações referentes ao desafio 2008 "Conexões climáticas", mas ainda não foram abertas as inscrições para as Regionais, o que deve acontecer em breve.

O fórum também começou a sofrer modificações, devendo entrar em atividade máxima assim que iniciarem as inscrições.

O endereço é:


quinta-feira, 11 de setembro de 2008

O LHC e o Robolab - mais próximos do que pode parecer


Ontem, ao se deparar com o logotipo acima quando entraram no Google, algumas pessoas devem ter se perguntado: o que é isso?


A imagem citada é uma alusão a um dos experimentos científicos que mais despertou a atenção e gerou polêmica nestes tempos: o denominado Large Hadrons Collider (LHC) - ou grande colisor de hádrons, em bom português -, que teve seu primeiro teste realizado ontem, com sucesso.


Esse aparelho possui uma circunferência de 27 km, ficando no subsolo, uma parte no território francês e outra em território suiço. E possui um objetivo ambicioso e ousado: simular, em uma escala muito menor, o que aconteceu no Universo logo após seu surgimento, ou seja, imediatamente após o Big Bang.

Para conseguir tal efeito, os cientistas utilizam o instrumento para acelerar partículas "pesadas" como prótons a velocidades extremas e produzir um choque entre essas partículas. As altas velocidades envolvidas fazem com que o choque gere uma chuva de partículas menores, como as que devem ter surgido logo após o Big Bang.

O experimento definitivo só será realizado no próximo ano, quando os cientistas esperam obter sucesso nesse empreendimento que custou alguns bilhões de dólares.

E qual a relação com o Robolab?

O programa utilizado no controle do LHC foi produzido pela National Instruments, a mesma empresa que criou o Robolab e o Labview, sendo uma variação deste último. Em outras palavras, o LHC é controlado por um ambiente iconizado, semelhante ao que é utilizado nas aulas de robótica Lego.

Desafio: a que temperatura o sistema deve ser mantido para que o LHC funcione?




segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Representantes de Pernambuco na etapa final da OBR

Hoje foi divulgado as equipes finalistas da modalidade prática da II Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Para representar o estado de Pernambuco, foi escolhida uma equipe de cada nível:

Nível 1 (Fundamental): equipe ROBOTIC WARRIORS - Instituto Helena Lubienska

Nível 2 (Médio): equipe NAP 2 - NAP


Parabéns às equipes selecionadas, que disputarão a próxima etapa em Salvador, no mês de outubro, durante a Competição Latino-Americana de Robótica.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Em primeira mão: as missões da FLL 2008!

Enfim, saíram as missões tão aguardadas. Abaixo, uma tradução livre de todas as informações que obtivemos até então. Resta saber quando existirá a tradução oficial para o português e quando começam as inscrições. Depois disso, é só esperar as peças e o tapete!


Mover a bóia de gelo para a área de pesquisa.


Entregar a perfuradora de núcleo de gelo na área de pesquisa.


Levar isolamento para a área de grid verde.


Levar o urso polar até a área de pesquisa.


Retirar amostra do núcleo de gelo.


Essa é a área de pesquisa.


Ativar tempestade. A roda deve girar livremente.


Levar bicicleta para a área de grid verde.


Levantar barreira para controlar fluxo.


Levantar casa, apagar as luzes e abrir janela.


Alinhar setas amarelas. Deve ser feita em conjunto com a equipe adversária.


Enterrar dióxido de carbono no reservatório subterrâneo. O dinheiro pode ir para o reservatório ou para a área de pesquisa.


Levar o notebook para a área de grid verde.


Pessoas devem ser levadas a locais específicos, de acordo com as cores.

Que missão você achou mais difícil? E a mais fácil? Todas as missões devem ser realizadas dentro do tempo total de dois minutos e meio.

FLL 2008: Perguntas e Respostas

Hoje foi inaugurada a sessão de perguntas e respostas do site estadunidense (http://www.firstlegoleague.org/community/fll/gameblog.aspx).

À medida que forem sendo postadas, as perguntas e respostas traduzidas de forma livre estarão aqui:

Algumas vezes durante a nossa missão prática, modelos quebram. Será que serão colados no torneio? Se for um modelo de partes conectadas, como o árbitro analisará a questão?
R: Os torneios têm a opção de colar seus modelos com base na sua avaliação da necessidade para tal. Além disso, o árbitro dá-lhe o benefício da dúvida se não era óbvio o seu robô foi culpado, não haverá prejuízo para sua equipe.

OBR: resultado demora mais um pouco

O resultado da II Olimpíada Brasileira de Robótica em relação aos finalistas das modadlidades prática e duatlon vai demorar um pouco mais que o esperado.

Algumas escolas ainda não cadastaram suas notas, o que atrasou o processo. Mesmo assim, esse resultado deve ser divulgado nos próximos dias.

Boa sorte a todos aqueles e aqueles que esperam ansiosos pelos seus resultados!

Esperando as missões da FLL 2008

Hoje é um dia bastante aguardado por todos aqueles e todas aquelas que disputarão o desafio 2008 da FLL, Climate Connections. Afinal, hoje serão anunciadas as missões que irão compor o desafio.

O site internacional da First Lego League (FLL),
http://www.firstlegoleague.org/, está fora do ar nesta manhã, provavelmente para voltar já com o anúncio oficial das missões.

Muita expectativa nessas horas que antecedem o anúncio dos desafios aos guerreiros robóticos. Nova postagem assim que as missões forem divulgadas.

Inscrições abertas para a FEBRACE 2009

Já estão abertas as inscrições para a 7ª edição da FEBRACE - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia. O evento é realizado anualmente e constitui uma das principais feiras de iniciação científica do país, sendo organizada no Campus da USP (Universidade de São Paulo).

Nesse ano de 2008, fiz minha primeira participação na FEBRACE, recebendo um prêmio de destaque concedido para American Meteorological Society, pelo projeto "Micrometeoritos: coleta e análise".

Quem se interessar em montar um projeto para participar da FEBRACE, e só entrar em contato comigo.

Abaixo, a chamada da FEBRACE na mídia televisiva:


quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Resultado Campeonato Lego de Montagens

Já foram divulgados os grandes vencedores do campeonato Lego de montagens!

Para quem quiser conferir as colocações e montagens do estado de Pernambuco, seguem os links abaixo:

4 a 6 anos

1º lugar - Porto de Suape
http://www.campeonatolego.com.br/Galeria_detalhes.aspx?id=618&pag=0&uf=0
2º lugar - Paço Alfândega
http://www.campeonatolego.com.br/Galeria_detalhes.aspx?id=765&pag=0&uf=0

7 a 9 anos

1º Lugar - Bandeira de PE
http://www.campeonatolego.com.br/Galeria_detalhes.aspx?id=408&pag=0&uf=0

10 a 12 anos

1º lugar - Galo da Madrugada
http://www.campeonatolego.com.br/Galeria_detalhes.aspx?id=271&pag=0&uf=0
2º lugar - Forte das cinco pontas
http://www.campeonatolego.com.br/Galeria_detalhes.aspx?id=402&pag=0&uf=0

13 a 15 anos

1º lugar - Caboclo de lança
http://www.campeonatolego.com.br/Galeria_detalhes.aspx?id=518&pag=0&uf=0

Todos que participaram estão de parabéns, pois deram um show de criatividade.
Visitem o site (www.campeonatolego.com.br), vejam as outras montagens e diga qual você mais gostou!